Loading...

ROMA: o que você deve saber

Em primeiro lugar é bom dizer que Roma é uma cidade com muitos atrativos e pontos que merecem sua visita. É uma cidade antiga, com uma carga histórica impressionante, e parte disso ainda está lá preservado (ou não tanto assim) para ver! Visitar o Coliseu ou andar pelas ruas e descobrir ruínas de monumentos construídos a mais de 1000 anos é algo que impressiona bastante.
 Uma das "antiguidades" da cidade

Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo, e costuma ficar cheia principalmente no período de verão. O trânsito é meio caótico, as pessoas são expressivas, e apesar da aparente correria o estilo “bom-vivant” italiano de comer bem, ouvir boa música e descansar prevalece. Itália é o país dos prazeres, e esta é sua capital.
 
Andando pelas ruas ("il Vittoriano" ao fundo)

Em algumas praças ou mesmo pelas ruas existem fontes de água potável, beba a vontade e abasteça sua garrafinha de água. Se ainda estiver com calor, tome um gelato italiano, conhecido por ser um dos melhores (ou o melhor!) sorvete do mundo.

A rede de metrô é ampla eficiente, parando em muitas localidades. Outra forma de se deslocar fácil é optar pelo Roma-Pass, um cartão/passe de desconto que oferece transporte ilimitado (a rede pública de transporte é integrada, então pode ser de ônibus, metrô, trans... você escolhe) + entrada gratuita nas 2 primeiras atrações visitadas (vá nas mais caras 1º) e preço reduzido nas restantes. Compramos e o custo-benefício valeu a pena, além da praticidade! Escrevi mais sobre como funciona os passes de desconto neste post aqui. 

 
Comprei um livrinho bem interessante e totalmente ilustrado sobre Roma Antiga, que mostra o antes e depois de cada edifício histórico e ruínas, um guia completo. Achei em uma loja de souvenirs por lá mesmo, e tinha até a versão em Português! Recomendo.
 
É uma cidade para quem gosta de:

- História e cultura: é a cidade berço da civilização ocidental, o Império Romano foi algo historicamente grandioso e conquistou e influenciou muitos territórios. Lembra dos livros de história na escola? Muitos capítulos falavam de Roma, dada sua importância histórica mundial. A cidade é cheia de ruínas preservadas, não só as do conjunto do Fórum Romano, mas por toda parte ao caminhar pela cidade de vêem pontes antigas, arcos de entrada, fragmentos de monumentos e fontes antigos. É um lugar para voltar no tempo.

 - Arte: na literatura é terra de Dante Alighieri, Maquiavel... Na arte teve seu destaque no período do Renascimento, com Michelangelo, da Vinci, Donatello, Rafael, Botticcelli... é uma estirpe de peso. Sem contar a música, a ópera, e as obras-primas do cinema. Como uma boa cidade turística, Roma sabe “explorar” a imagem destes ícones, seja através das vastas coleções de seus museus, das grandes obras de pintura e escultura em suas Igrejas, ou mesmo no mercado de presentes e souvenirs.

-Igrejas e religião: dentro de Roma está o Vaticano, o centro da Igreja Católica no Mundo e onde vive o Papa. Por causa disso e de seu passado, a cidade é cheia de Igrejas e Basílicas imensas e maravilhosas, que valem a pena serem visitadas. Grande parte do turismo lá gira em torno disto.
 

DICA: vale a pena caminhar a pé pela cidade, pois entre um lugar e outro vemos muitas coisas interessantes e bonitas também. Andar é a melhor forma de conhecer uma cidade, seja ela qual for. O ideal é definir as atrações a visitar pela proximidade entre elas, assim não se perde muito tempo com deslocamento, e dá para ir “descobrindo” as regiões a pé, de um ponto a outro. Além disso, após tanto caminhar em Roma você tem o pretexto ideal para ir parando e tomar quantos “gelatos” italianos quiser! Vale a pena...! ;) 

Caminhar a pé é descobrir a cidade!

FIQUE ESPERTO: nas Igrejas de Roma (e em algumas outras da Europa também) não se pode entrar com trajes “inapropriados”, ou seja: nada de minissaia ou shortinho, e nada de blusa de alcinha e super decotada.  Bermuda na altura do joelho pode. Tem vigilância? Não necessariamente, a não ser que a igreja tenha "bilheteria" ou algum tipo de inspeção na entrada, mas existem as placas avisando. É de bom tom levar um paninho e cobrir o colo e ombros se estiver muito decotado. Já fui expulsa de uma igreja lá por causa da roupa ("mea culpa", mas estava muito calor e não pude evitar...), por um padre que balbuciava expressões em italiano e gesticulava! Não entendemos nada do que ele falou, mas a mensagem foi clara. Na Basílica de San Marco, em Veneza, fornecem até uma capa de tecido TNT descartável para os mais desavisados, mas isso foi exceção. Como cada cultura e religião, é bom respeitar.

Vai viajar para lá e quer saber o que visitar em Roma? Veja aqui no blog também:
ROTEIRO- O que fazer em Roma- dia 1

ROTEIRO- O que fazer em Roma- dia 2
ROTEIRO- O que fazer em Roma- dia 3

Roma 8306140629762373086

Postar um comentário

  1. Eu tinha pedido Roma!!
    Vou "catalogar" o post para quando resolver ir até lá. Acho que você conseguiu resumir bem o que tem para fazer. Bj

    ResponderExcluir
  2. Legal Carol! Mas ainda vai ter bem mais coisa, mais 3 posts, com sugestão de roteiro mesmo para cada dia, passeio completo! Essa semana já lanço o primeiro dia de "tour", vai acompanhando! ;-)
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pelo blog que me está a ajudar muito no planeamento da minha viagem a Roma, no final de abril. Uma questão? Sairá mais barato o Roma Pass ou comprar 2 dias de autocarro turístico? Por exemplo, em Barcelona, facilitou-me muito o autocarro turístico.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa

    Bom, eu não sei o preço do onibus turistico para comparar, é provavel que o valor seja similar ou até mais caro, pois não costumam ser muito baratos não. A questão é que são opções bem diferentes: o Roma Pass dá acesso aos TRANSPORTES PÚBLICOS da cidade, e você pode parar em qualquer lugar que quiser, mesmo se for fora do roteiro turistico (ex: em um restaurante que lhe indicaram em um bairro "x"). Já as opções para turista só param na frente dos pontos turisticos, sem muitas opções intermediárias onde é possivel andar mais pela cidade e explorar o que está no meio do caminho. Então depende do seu tempo e de sua disponibilidade para andar... Eu gosto de pegar transporte público, acho interessante conhecer o funcionamento deles em cada local, e parar nos pontos, andar um pouco... vai de cada um.

    Além disso, o Roma Pass inclui a entrada nas atrações (de graça ou por um preço com bastante desconto), e já no autocarro turistico o valor que você vai pagar é só para o transporte, e ao descer nas atrações que quiser terá que pagar a entrada em separado.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Pesquisar no blog

Loja Viagema

Reserve seu Hotel

Celular no Exterior

PARA QUEM AMA VIAJAR

Curta no Facebook

Leia Também